É possível diminuir custos e ter mais tecnologia? - BTN Soluções Natal/RN, Brasil - Tecnologia Simplificada e Segurança
em 28 de maio de 2021
Teste

É possível diminuir custos e ter mais tecnologia?

em 28 de maio de 2021

É possível diminuir custos e ter mais tecnologia?

O mundo dos negócios está cada dia mais ligado à tecnologia. Decisões são tomadas rapidamente devido à facilidade de acesso às informações importantes. É possível acompanhar o andamento dos processos em tempo real. O processo de produção pode ser facilmente verificado e aprimorado buscando a excelência. Facilidades geradas graças ao desenvolvimento de soluções na área de tecnologia da informação.

Para que isso funcione é preciso ter um banco de dados para guardar e processar tantas informações. Construir esse ambiente físico e lógico exige um certo investimento. Computadores, redes, infraestrutura, profissionais. Quando o empresário coloca na ponta do lápis, a soma pode ser assustadora. Mas não precisa ser.

A realidade é que, atualmente, há muitas empresas que mantém o seu próprio servidor ou datacenter. Essa solução exige que seja feito um grande investimento inicial e requerem constantes investimentos em manutenção.

É preciso montar a estrutura com os servidores, racks, rede e softwares para rodar o serviço. Além do mais, é preciso montar toda uma estrutura de energia que garanta o funcionamento 24 horas dos servidores, com uso de nobreaks e geradores. Por fim, estes equipamentos demandam um ambiente com acesso restrito, refrigeração controlada e limpeza constante. Enfim, a empresa precisa imobilizar um grande montante do seu capital para ter o serviço, além dos custos mensais de manutenção.

Com um investimento tão alto, parecia uma realidade distante para uma empresa de pequeno e médio porte desfrutarem das vantagens de ter um datacenter. Porém, as coisas estão mudando.

 

Como reduzir custos?

Hoje em dia, está cada vez mais comum a existência de serviços de tecnologia da informação que tornam essas soluções mais acessíveis aos empreendimentos. Há empresas especializadas em oferecer datacenters com soluções para negócios de todos os tamanhos.

O serviço é contratado de acordo com a necessidade. Dessa forma, de imediato, a empresa zera o custo com a manutenção de infraestrutura, como a manutenção de uma sala e o custo com energia elétrica para o datacenter. O investimento em mão de obra dedicada para a infraestrutura dos servidores é reduzido e até mesmo os impostos podem ser reduzidos, porque as despesas são lançadas como serviços adquiridos de terceiros.

Um dos grandes diferenciais deste serviço é que ele não exige grandes investimentos para início das operações, pois não há muitas aquisições de equipamentos. O valor do serviço é cobrado mensalmente, como se fosse um aluguel.

Além disso, eles são contratados somente de acordo com a demanda. Você não precisa se preocupar de ter recursos ociosos. Na grande maioria dos casos, a contratação de um datacenter prevê escalabilidade, ou seja, se seu negócio começar a exigir mais, é possível contratar o adicional para atender a demanda.

 

E como ter mais tecnologia?

A vantagem de ter mais tecnologia é que um datacenter especializado como este sempre opera com recursos de ponta. As conexões são feitas por meio de fibra óptica para melhor conexão entre os servidores. O ambiente é climatizado com equipamentos de última geração e a segurança é constante.

Com um serviço operado com uma empresa especializada no setor, os softwares estarão sempre atualizados e com um custo reduzido, pois os que fizerem parte da estrutura do sistema, já terão seus custos integrados à mensalidade. Os custos com aquisição de equipamentos serão reduzidos, pois eles farão parte da infraestrutura do serviço contratado. Ademais, o empresário que contratar o serviço não precisa se preocupar com reinvestimentos em equipamentos, devido à descontinuação de tecnologias.

Por fim, há profissionais qualificados à disposição e atentos à manutenção de todos os equipamentos para que nenhum deixe de operar.

 

Você entendeu como é possível diminuir custos e ter mais tecnologia? Os grandes produtos de tecnologia de informação estão se tornando serviços. Você não precisa mais adquirir um equipamento para desfrutar dele, basta ter um contrato de utilização dele. Este é o presente eo futuro do setor de tecnologia da informação.