A importância do Backup para sua empresa - BTN Soluções Natal/RN, Brasil - Tecnologia Simplificada e Segurança
em 3 de junho de 2022
Teste

A importância do Backup para sua empresa

em 3 de junho de 2022

A importância do Backup para sua empresa

Quando uma pessoa física perde dados importantes, é uma situação bastante chata – agora, imagine uma empresa passando pelo mesmo. Num cenário de ameaça dos ataques cibernéticos, toda empresa que se preze apresenta um backup.

O backup corporativo é uma cópia de segurança de qualquer dado, registro, arquivo, aplicação, sistema operacional ou infraestrutura que a empresa utiliza. Ele existe para que continue com os negócios operando mesmo após adversidades e problemas.

Mesmo assim, muitas empresas ainda não entendem qual é a importância do backup. Prossiga com a leitura do artigo para finalmente entender!

Antes de tudo, o que é o backup?

“Caso algum sistema seja corrompido ou algum hardware falhe, o sistema de backup está pronto para agir.”

O backup é qualquer cópia de segurança dos seus dados, registros, aplicativos, sistemas operacionais etc. Ele pode ser realizado em outros dispositivos físicos, como HDs externos e pendrives, ou na nuvem (o conhecido backup em nuvem).

A sua finalidade é servir de ponto de recuperação dos dados, que vai ser utilizado para restaurar informações após a perda dos arquivos originais. Também realiza a mesma função em caso de acidentes operacionais.

Contra o que as soluções de backup atuam?

O backup corporativo atua contra diversos motivos que levam à perda dos dados originais, como:

  • Perda de dados e registros por falha humana;
  • Falha de hardware e/ou software;
  • Desastres naturais;
  • Ataques cibernéticos, como ransomware e phishing.

Como sempre há um risco para os dados, informações, arquivos, aplicativos, entre outros, o sistema de backup é sempre necessário. Você deve ter isso em mente para entender qual a importância do backup para a sua empresa!

Qual é a importância do backup para a sua empresa?

A importância do backup corporativo reside no fato de garantir para a empresa a confiança e segurança de continuar funcionando. Acontece que ele é uma ferramenta crucial para o Plano de Continuidade de Negócios.

O Plano de Continuidade de Negócios é um processo que permite que a empresa mantenha um bom nível de funcionamento operacional após interrupções ou incidentes. Basicamente, seu negócio continua funcionando até ser normalizado.

É aí que entra o backup: caso os seus dados sejam corrompidos, deletados ou roubados, o backup traz a cópia de segurança para que a empresa se mantenha funcionando e operante.

Essa função é ainda mais importante se lida com os dados sensíveis dos clientes. Ao ter uma cópia de segurança após um ataque, você se mantém com credibilidade perante a opinião popular.

Quais são os tipos de backup que pode contratar?

Não há apenas um tipo de backup que é possível realizar – dependendo da sua estratégia de negócio, há 9 tipos de backup. Vamos conhecê-los!

Backup completo

O backup completo realiza uma cópia de todos os dados presentes num servidor, sem nenhuma seleção. Dessa forma, requer mais tempo e mais espaço de armazenamento no local onde será colocado.

Backup incremental

Considerado um complemento ao backup completo, ele realiza a cópia de segurança apenas dos dados que foram alterados desde o último backup.

Backup diferencial

O backup diferencial também copia todos os dados alterados desde o último backup, mas, nesse caso, desde o último completo. Enquanto isso, o backup incremental realiza a cópia a partir de qualquer tipo.

Backup espelhado

No backup espelhado, quando o arquivo de origem é excluído, a cópia também o é. Dessa forma, é o tipo que deve ser usado com mais cautela.

Backup local

No backup local, o dispositivo que armazena as cópias de segurança está no mesmo local que os arquivos originais estão. Por estar tão próximo, a restauração acaba sendo mais rápida.

Backup externo

O backup externo funciona semelhantemente ao local, com a diferença de que o dispositivo não se encontra no mesmo espaço dos arquivos de origem.

Backup remoto

O backup remoto é uma forma diferente do backup externo, pois as cópias de segurança se encontram a quilômetros de distância. Porém, um adendo: todo backup em nuvem é remoto, mas nem todo remoto é em nuvem.

Backup em nuvem

O backup em nuvem é o mais utilizado atualmente pelas empresas que buscam soluções de backup. Acontece que, nesse caso, a cópia de segurança está a quilômetros de distância, mas é rapidamente acessível de qualquer local pela nuvem.

Backup FTP

No backup FTP, a cópia de segurança é feita pela internet através de um servidor FTP. Nesse caso, os dados ficam armazenados num data center comercial distante dos arquivos de origem.

Como escolher a sua solução de backup?

A escolha da melhor solução depende do que você precisa quanto às suas necessidades e objetivos. Ela depende da sua área de atuação, do tamanho da sua empresa e dos sistemas e aplicações que utiliza no cotidiano.

Tendo isso em mente, os critérios que deve adotar são:

  • Desempenho: o backup atende ao nível da sua empresa?
  • Disponibilidade: o backup sempre estará disponível para a frequência dos seus processos?
  • Tamanho: você precisa realizar um backup completo ou apenas parcial?
  • Tempo: em quanto tempo você consegue obter a recuperação pela cópia de segurança?
  • Legislação: há alguma lei ou regulamentação sobre o armazenamento de dados que afeta o seu negócio?
  • Custo: o serviço de backup se encaixa no orçamento da sua empresa?

Na BTN Soluções, é possível realizar o serviço de backup por um preço acessível e com ótima eficiência no quesito segurança. Consulte um especialista agora e veja como as nossas soluções em nuvem se encaixam com o que você precisa!