Servidor em nuvem: Como funciona e quais as vantagens? - BTN Soluções Natal/RN, Brasil - Tecnologia Simplificada e Segurança
em 3 de junho de 2022
Teste

Servidor em nuvem: Como funciona e quais as vantagens?

em 3 de junho de 2022

Servidor em nuvem: Como funciona e quais as vantagens?

Para uma empresa crescer, ela precisa ter uma infraestrutura de TI sólida que preze pela segurança da informação e pela praticidade. Nesse cenário, um tipo de serviço que tem se destacado é o de servidor em nuvem.

O servidor em nuvem para empresas é o mais recomendado para quem busca o melhor armazenamento para os seus dados. Ele é remoto, não sendo necessária uma infraestrutura de TI dentro da empresa, e prático de utilizar para os seus funcionários.

Mas por que ele é remoto e prático? Prossiga com a leitura do artigo e veja como funciona e quais são as vantagens do servidor em nuvem!

Antes de tudo, o que é e como funciona o servidor em nuvem?

“A nuvem é para todos. A nuvem é uma democracia.” (Marc Benioff)

O servidor em nuvem se trata de um conjunto de equipamentos sincronizados que armazenam e processam dados remotamente. Com isso, eles excluem a necessidade de você montar servidores locais dentro da sua empresa.

Dessa forma, os seus dados são hospedados num data center gerenciado por uma empresa especializada nisso. Esses dados ficam disponíveis a qualquer momento para você, em qualquer dispositivo.

As estruturas dos servidores em nuvem se tratam de uma Infraestrutura como Serviço (IaaS ou Infrastructure as a Service). Elas permitem que o seu negócio funcione na nuvem, reduzindo os custos com equipamento local.

Dessa forma, se ocorre um problema ou falha no seu site, outras máquinas assumem o lugar no processamento de dados. Com isso, um negócio estabelecido na nuvem se mantém operante por mais tempo.

Onde fica o servidor em nuvem para empresas?

Através da tecnologia do cloud computing, os dados da sua empresa ficam distribuídos por diferentes servidores ao redor do mundo. Cada servidor é conectado a uma rede geral, o que aumenta a segurança dos dados.

E também cada servidor fica com uma parte dos arquivos do seu negócio. Dessa forma, se um criminoso cibernético invade o seu servidor, ele acaba tendo acesso apenas a algumas informações, diminuindo o impacto da invasão.

Qual é a diferença do servidor local?

O servidor local também é um conjunto de equipamentos que atua no armazenamento de dados. A diferença é que esse conjunto de equipamentos se localiza dentro da sua empresa.

Ao optar por esse modelo de armazenamento, você acaba tendo que arcar com os custos de gerenciamento e manutenção da tecnologia. Além disso, os servidores locais logo se tornam obsoletos, enquanto a computação em nuvem naturalmente se atualiza.

Quais são os tipos de servidores em nuvem para empresas?

Há três possibilidades de armazenamento em nuvem para o seu negócio:

  • Nuvem pública: a nuvem pública é fornecida por um provedor, que distribui os mesmos recursos e espaço para todos os usuários. Isso significa custos mais baixos, mas também menor nível de segurança e flexibilidade;
  • Nuvem privada: na nuvem privada, os recursos e o espaço são reservados para um único usuário. Dessa forma, ele tem toda uma infraestrutura de TI na nuvem de forma exclusiva;
  • Nuvem híbrida: a nuvem híbrida acaba combinando as duas estruturas anteriores, sendo a mais comum para empresas em transição para a computação em nuvem.

Quais são as vantagens do servidor em nuvem?

Agora que conhece mais a fundo sobre a computação em nuvem para servidores, vamos focar em seus benefícios. Conheça agora as vantagens do servidor em nuvem!

Reduz os custos

Como disse antes, ter um servidor local implica em altos custos. Com ele, você precisa pagar licenças de sistemas, infraestrutura de computadores e outros equipamentos, energia elétrica, refrigeração e por aí vai.

No cloud computing, você paga periodicamente apenas pelos recursos que utiliza dentro da nuvem. Dessa forma, entramos no próximo benefício.

Os recursos da nuvem são escaláveis

Além de pagar apenas pelos recursos que utiliza, você pode aumentar ou reduzir esses recursos conforme a sua demanda. Dessa forma, se a sua empresa está em crescimento, você pode aumentar os recursos (e, com isso, o preço a pagar).

Agora, se a sua empresa se encontra em redução operacional, você pode diminuir os recursos e pagar menos. Desse modo, o armazenamento em nuvem apresenta uma flexibilidade que o servidor local não possui.

É mais acessível para a empresa

Como um armazenamento em nuvem, o servidor apresenta acesso remoto para toda a empresa. Assim as informações estão disponíveis em tempo real para os colaboradores, que podem acessá-las em qualquer tempo, espaço e dispositivo.

Com isso, você ganha mais dinamismo na execução de tarefas para o seu negócio!

É mais seguro

Apesar de muitos não terem confiança nos dados sendo distribuídos por diferentes servidores no mundo, é exatamente isso que garante a segurança. Afinal, se ocorrer uma invasão por hacker ou contaminação, é mais difícil de todos os dados serem corrompidos.

É diferente do servidor local, que concentra todos os dados num único espaço, facilitando assim a invasão cibernética.

Por fim, você ainda conta com o backup na nuvem, que promove uma cópia de segurança mais protegida e rápida de usar.

É mais fácil de manter

Pelo servidor se localizar na nuvem, você não precisa se preocupar em esperar pela manutenção. Ela ocorre naturalmente no data center da sua provedora, o que torna a manutenção mais rápida e barata.

Conclusão

O servidor na nuvem só apresenta qualidade quando realiza uma ótima escolha de provedora. Esse servidor precisa atender à realidade e necessidades específicas da sua empresa, o que só se descobre entendendo as próprias demandas.

Caso já tenha algo em mente, saiba que a BTN Soluções presta o serviço de servidor em nuvem para várias empresas. Consulte agora um especialista para saber como garantir esse serviço!