5 principais problemas de TI: Como evitá-los na sua empresa?
em 1 de junho de 2022
Teste

5 principais problemas de TI: Como evitá-los na sua empresa?

em 1 de junho de 2022

5 principais problemas de TI: Como evitá-los na sua empresa?

Problemas de TI são uma constante em qualquer empresa – o que vai impactar na sua competitividade é a frequência deles. Acontece que quanto mais problemas você tem, mais dificuldade terá em reter clientes e conquistar novos.

Os problemas na área de TI variam, mas sempre impactam em processos de diferentes áreas e afetam o trabalho em geral desenvolvido na empresa. Ao entender os motivos dos gargalos, falhas e erros, fica mais fácil de impedir essas questões na área de TI.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e não só conheça os problemas comuns na TI, como também as suas soluções!

Problemas de TI: quais são os problemas mais comuns na área de TI?

“Na gestão de TI, não há nada mais estressante do que parar o fluxo das atividades por causa de uma falha na infraestrutura de TI.”

Durante a gestão de TI, você tem o papel de garantir que o fluxo de atividades permaneça em ação durante todo o expediente da empresa. Quando um gargalo, falha ou erro surge, é papel do gestor lidar com esse problema.

Porém, melhor do que lidar com um problema na área de TI, é propor uma resposta preventiva a ele. Veja agora os principais problemas e como resolvê-los antes que se tornem problemas mais sérios/graves!

1. Conexão de internet ruim

Um dos problemas mais comuns na TI (e no Brasil, em geral) é a conexão de internet ruim. Com esse problema, é comum os atrasos na execução de atividades ou no atendimento ao cliente.

Como resolver? Bem, você pode adotar duas linhas de pensamento:

  • Alterar os equipamentos de hardware, pois eles podem estar ultrapassados e não suportam o atual fluxo de internet;
  • Contratar o Wi-Fi corporativo, que é mais potente, amplo e seguro!

2. Falha de hardware e software

A perda de produtividade das equipes e da empresa, consequentemente, também pode ser causada por falhas em hardwares e softwares. Por estarem desatualizados, acabam promovendo falhas nos equipamentos e programas.

Com isso, tornam as atividades mais demoradas para serem executadas e podem levar à perda dos dados por falta de segurança.

O que fazer nesse caso? Realize a manutenção preventiva do hardware e do software e periodicamente realize a atualização do hardware. Além disso, sempre opte pelos softwares originais.

3. Falha na segurança digital

A segurança digital também é um problema constante para a infraestrutura de TI, já que os ataques cibernéticos constantemente evoluem. Dessa forma, mesmo com os avanços na segurança, as falhas ainda podem ocorrer.

Alguns problemas comuns nesse cenário são acessos não autorizados e roubos de informações privadas. Também podem ocorrer ataques que interrompem as operações da sua empresa.

Como evitar esse problema? Há diferentes soluções que contribuem para a prevenção das falhas:

  • Utilizar firewalls na empresa;
  • Contratar serviços de monitoramento para buscar por falhas no seu sistema;
  • Adotar sistemas de criptografia avançada no armazenamento dos seus dados, principalmente os mais sensíveis.

4. Picos de energia/quedas de energia

Na área de TI, os picos de energia são problemas inesperados, mas isso não significa que não deva se preparar para eles. Quando uma única falha de energia ocorre, ela pode danificar os componentes eletrônicos e causar a perda de dados críticos.

Como prevenir? Primeiro, você deve instalar dispositivos de no-break, que apresentam supressão de surtos de energia incorporada. Segundo, obtenha dispositivos de energia reserva com fornecedores confiáveis.

Fora essas soluções, você pode tomar outra atitude e optar pelo armazenamento de dados em nuvem. Mesmo com uma queda repentina de energia, os seus arquivos e outras informações continuam acessíveis de outro dispositivo.

5. Falta de suporte da TI

Quando não há uma equipe de profissionais para lidar com qualquer um dos problemas na área de TI, ocorre uma parada forçada da empresa. Quanto mais tempo se demora para consertar o problema, mais tempo as atividades demoram para retornar.

Isso acaba afetando o funcionamento geral da sua empresa e produzindo uma insatisfação ampla dos clientes. É por esse motivo que deve ter uma equipe de suporte de TI. Mas o que fazer se não tem orçamento o suficiente para uma equipe própria?

A principal solução é optar pela terceirização dos serviços de TI. Se trata de uma opção eficiente contra falhas e erros, que ainda assim gera alguma economia para a sua empresa.

Conclusão

Os problemas de TI afetam o funcionamento geral da empresa – quando ocorrem, inevitavelmente levam à parada parcial ou total dos processos. Por isso, a melhor alternativa é prevenir que os problemas ocorram.

A BTN Soluções é uma opção confiável para quem busca o melhor para a infraestrutura de TI. Consulte um de nossos especialistas para saber sobre as nossas soluções em nuvem ou a terceirização dos serviços de TI!