Empresa de infraestrutura em TI: O que você precisa saber antes de contratar?
em 29 de março de 2022
Teste

Empresa de infraestrutura em TI: O que você precisa saber antes de contratar?

em 29 de março de 2022

Empresa de infraestrutura em TI: O que você precisa saber antes de contratar?

Conforme a tecnologia evolui, a infraestrutura de TI evolui também. Se antes era necessário montar todo um aparato na sua empresa, algo bastante caro, hoje é possível contratar uma empresa de infraestrutura em TI.

Estamos falando de contratar uma empresa de outsourcing, que lhe oferece toda uma estrutura de serviços sem montar algo em sua empresa. Com isso, você corta custos e aumenta a eficiência das suas soluções.

Porém, como escolher bem a empresa de TI terceirizada? Prossiga com a leitura e confira algumas dicas e informações!

O que você precisa saber sobre infraestrutura de TI?

“As soluções em infraestrutura de TI evoluíram a tal ponto, que não se faz necessário ter toda a infraestrutura presente no espaço da sua empresa.”

A infraestrutura de TI se trata da combinação de componentes necessários para a operação e gestão dos serviços e ambientes de TI. Ele funciona tradicionalmente nas instalações da organização, mas hoje em dia pode ser alocado na nuvem.

A infraestrutura existe para oferecer soluções para as demandas tecnológicas da empresa. Fazem parte dela:

  • Dispositivos como desktop, notebook, tablet;
  • Servidores como e-mail, banco de dados, espaços de armazenagem e backup;
  • Estruturas de rede como internet, roteador, switch, cabeamento, firewall, Wi-Fi, ponto de rede;
  • Impressoras;
  • Sistema de telefonia como linha telefônica, VoIP, aparelhos e cabeamento.

Quais são os principais componentes da infraestrutura de TI?

Os componentes da infraestrutura de TI se dividem em:

  • Hardware, que traz os componentes tangíveis da infraestrutura de TI. Pode ser instalado na empresa de outsourcing, que vai oferecer a infraestrutura para a sua empresa;
  • Software, que traz os componentes intangíveis (aplicações e sistemas);
  • Redes, que permitem a interligação entre todos os componentes.

Por que contratar uma empresa de infraestrutura de TI?

Uma empresa de TI especializada se responsabiliza pelo monitoramento e gerenciamento da infraestrutura  de TI de sua empresa. Com isso, essa empresa de TI ajuda a prevenir diversos problemas relacionados à tecnologia antes que eles ocorram. Porém, se mesmo assim, algo der errado, a empresa de TI encontrará o técnico mais experiente e qualificado para sanar a questão.

Uma empresa especializada em Infraestrutura e Outsourcing de TI oferece os recursos de infraestrutura através da computação em nuvem. A palavra outsourcing significa terceirização. Portanto, o outsourcing de infraestrutura de TI nada mais é do que a terceirização de sua infraestrutura de TI. Sendo assim, ao invés da sua empresa investir em toda uma infraestrutura de TI ela passará a contar com soluções de outras empresas especializadas para obter os mesmos (ou melhores) resultados.

Dessa forma, não é necessário instalar os equipamentos nas instalações da sua empresa.

As soluções em infraestrutura de TI são oferecidas digitalmente, o que garante diversas vantagens para o seu negócio. Confira agora algumas delas!

Menores custos

Ao realizar a terceirização de TI, você não precisa gastar com a equipe de TI, com a montagem do espaço ou com a manutenção. O único gasto que vai ter é com as mensalidades pagas ao fornecedor de TI.

Maior segurança

O outsourcing de TI traz profissionais especializados e monitoramento de ponta da infraestrutura. Com isso, você adquire mais condições para detectar ameaças e combatê-las antes que se tornem um problema sério.

Maior flexibilidade

Os profissionais da empresa de TI terceirizada são distribuídos em suas funções conforme a necessidade do seu projeto. Dessa forma, se você precisa lidar com diferentes tecnologias, a empresa rapidamente aloca os recursos para onde precisa.

Mais tempo para a sua empresa

Ao apostar na empresa de TI terceirizada, você entrega para ela praticamente todas as responsabilidades envolvendo a infraestrutura. Com isso, sobra mais tempo para focar na gestão do seu negócio, o que promove mais inteligência estratégica.

Maior agilidade e qualidade

As soluções em infraestrutura de TI oferecidas pela empresa de outsourcing conferem mais agilidade e qualidade para o seu trabalho. Por exemplo, se houver algum problema no data center, a equipe terceirizada rapidamente resolve sem interferir no seu trabalho.

Além disso, a equipe terceirizada garante que os serviços prestados por ela estão de acordo com o padrão exigido internacionalmente. Com isso, você também tem um aumento de qualidade

Como escolher o seu fornecedor de TI?

Para ter o melhor outsourcing de TI, é necessário avaliar bem a empresa que vai contratar. Para lhe ajudar, aqui vão alguns critérios que consideramos essenciais!

Portfólio da empresa

Toda empresa com experiência no mercado apresenta um portfólio, que deve ser bem detalhado. Verifique o que ela já fez e o que pode realizar de diferente para o seu negócio.

Reputação do fornecedor

Ao pesquisar pelo portfólio, aproveite para saber mais sobre a reputação do fornecedor de TI. Através de clientes antigos e de comentários na internet, veja se o resultado final vale a pena.

Suporte técnico

Avalie o suporte técnico da empresa de TI para saber se terá auxílio em momentos de dúvida ou indisponibilidade da infraestrutura. Existem diferentes formas de realizar o suporte de TI, pode ser atendendo aos chamados e passando orientações através de uma plataforma de comunicação, resolvendo problemas técnicos mais simples do dia a dia como também as demandas mais complexas. Em alguns casos o suporte pode ser feito in loco na empresa, deixando um técnico ou uma equipe à disposição, ou pode ocorrer de forma remota, em que uma equipe não exclusiva atende as necessidades do cliente.

Certificados

A empresa para terceirização de TI deve apresentar certificados que atestem a sua qualidade na prestação de serviços para infraestrutura. Procure saber antes quais os principais certificados para empresas de TI existentes no mercado e se a empresa que você está negociando possui algum deles.

Acordo de nível de serviço

O acordo de nível de serviço (ANS) é um documento que lista todas as atividades contratadas pela sua empresa e o desempenho esperado delas dentro de um prazo pré estabelecido. Essencial para garantir o bom desempenho da execução de determinadas atividades e fortalecer o relacionamento com o cliente, o ANS se mostra um recurso valioso para as empresas melhorarem seus resultados.Com esse documento, não tem como o fornecedor alegar que não precisava prestar certos serviços.

Planejamento detalhado

Para ter garantias, solicite um planejamento detalhado do que a empresa fará por você. Peça para que ela demonstre como vai reduzir os seus custos e como pode expandir os serviços, caso o seu negócio se expanda.

Conclusão

Para fortalecer a sua imagem perante o mercado, é importante fortalecer primeiro a sua infraestrutura de TI. É necessário que ela seja robusta e flexível o suficiente para fornecer segurança e acompanhar o seu crescimento.

Ao contratar uma empresa de infraestrutura em TI, você deve ter a certeza de que ela vai oferecer tudo isso. Na BTN Soluções você pode confiar para ter uma infraestrutura de TI eficiente. Consulte um especialista e veja em primeira mão as nossas soluções!